Controlador de Acesso ou Porteiro? Entenda as Diferenças

Por possuírem atribuições muito parecidas, diversas pessoas acabam confundindo o porteiro e o controlador de acesso.

Isso acontece porque as duas funções possuem atividades em comum, porém também contam diferenças significativas que devem ser analisadas para a contratação do profissional ideal.

Para uma proteção completa, o ideal é unir os dois cargos, pois seus papéis se complementam no quesito segurança.

No post de hoje nós vamos abordar as dissemelhanças entre esses dois cargos. Confira!

 

O que é controlador de acesso?

O controlador de acesso é o profissional responsável pela área externa de um condomínio ou empreendimento.

Seu local de atuação é na parte de fora do empreendimento, ali seu dever é encaminhar, identificar e orientar os visitantes.

Também é ele quem deve solicitar que o motorista abra as janelas do carro para reconhecer visualmente se é um condômino.

 

O que é porteiro?

O porteiro é o profissional encarregado de controlar os acessos às áreas internas.

Além disso, ele possui outras atribuições como receber e entregar as encomendas e correspondências para os condôminos, atender o interfone e conhecer as regras condominiais.

Também deve fazer rondas frequentes para assegurar que nenhum portão ou janela foi esquecido aberto, além de diversas outras tarefas.

 

Qual é a função do controlador de acesso

  • Como o próprio nome sugere, uma de suas funções é controlar o acesso, ou seja, a entrada e saída de pessoas ou veículos de qualquer área de sua responsabilidade;
  • Monitorar a movimentação de pessoal nas proximidades da área de acesso;
  • Controlar aglomeração de estranhos na área de entrada pela qual é responsável;
  • Além de garantir a qualidade do serviço, também tem o dever de cumprir as regras determinadas pela administração e fornecer informações quando solicitadas (desde que não sejam confidenciais).

 

O que diz a legislação sobre a profissão de controlador de acesso

Não existe uma legislação que regulamenta o desenvolvimento dessa função, ficando a maioria das decisões sob responsabilidade dos sindicatos.

De acordo com a convenção coletiva de trabalho do SINDEEPRES, os profissionais controladores de acesso poderão atuar por meio de uma empresa de serviços a terceiros, para qualquer tipo de empreendimento, sem quaisquer restrições.

Ainda, é importante mencionar que em qualquer situação, o controlador de acesso deve assumir uma atitude passiva e nunca enfrentar diretamente o problema. Nesse caso, o seu dever é chamar os profissionais da segurança pública, como polícia militar, corpo de bombeiros e pessoal de resgate médico.

 

Quais as principais diferenças entre porteiro e controlador de acesso

A principal diferença entre os dois cargos é que o controlador de acesso não exerce nenhuma outra tarefa incumbida ao porteiro.

Caso exista alguma incerteza sobre a identidade do visitante ele a atribuirá ao porteiro a resolução da situação.

Além disso, grande parte dos condomínios exigem que o porteiro possua o 2º grau completo ou experiência na área para exercer a função. Em alguns casos ainda pode ser solicitado cursos profissionais de porteiro.

Entretanto, o controlador de acesso geralmente não precisa possuir cursos ou ter o 2º grau completo para trabalhar na área. Também não é necessário possuir experiência anterior. Porém é preciso ter concluído o 1º grau.

No entanto, é importante ressaltar que profissionais com cursos no ramo são mais valorizados pelos edifícios, possuindo maiores chances de contratação.

 

Considerações finais

Agora que você já conhece as diferenças e principais atribuições de um controlador de acesso e porteiro, pode identificar qual profissional é o mais adequado para proteger o seu empreendimento.

Ainda, vale lembrar que as atribuições dos dois cargos se complementam. Desse modo, é indicado para empresas que desejam ter maior segurança contar com os dois serviços.

Além disso, a segurança do condomínio é assunto sério, por isso, conheça as vantagens de contratar uma empresa de terceirização especializada na prestação deste serviço e os cuidados necessários.