Controle de Acesso: Uma das Chaves da Segurança

O Brasil é considerado o 11º país mais inseguro do mundo, o que leva muitos empreendimentos e condomínios a investirem em segurança, sendo o controle de acesso um dos sistemas mais procurados.

A tecnologia é aliada da proteção de pessoas, propriedades e bens. Para isso existem diversos tipos de controle de acesso e diferentes modelos contendo desde as configurações mais simples até as mais avançadas.

Cada sistema é adequado para um tipo de ambiente e possui diferentes finalidades, sendo a restrição do acesso de pessoas não autorizadas apenas um dos seus muitos benefícios.

Se você deseja saber qual solução atenderá melhor as suas necessidades, continue a leitura. Neste post nós vamos abordar tudo sobre esse sistema de segurança e todos os seus benefícios. Confira!

 

O que é controle de acesso?

O controle de acesso é a composição de um sistema de segurança com barreiras que visam controlar as entradas e saídas de pessoas, veículos ou coisas, estabelecendo quem ou o que tem autorização para frequentar determinado ambiente ou acessar certos dispositivos.

Por exemplo, o controle de acesso pode ser físico ou lógico. O físico refere-se a residências, empresas, condomínios e ambientes materiais.

Já o lógico, trata da restrição do acesso à computadores, sistemas, arquivos e programas, por exemplo.

Embora tenham diversas funções, os controles de acesso são comumente utilizados para bloquear portas, catracas, janelas e portões.

 

Qual objetivo do sistema de controle de acesso?

Como o próprio nome sugere, esse sistema tem como principal objetivo controlar os acessos. Dessa forma, é possível restringir quem poderá ou não acessar determinados espaços e até mesmo em quais horários serão permitidos esses acessos, além disso é possível fazer a gestão dos acessos e identificar o fluxo.

A instalação de um controle de acesso serve para proteger ambientes, pessoas e patrimônios, evitando que pessoas não autorizadas e mal-intencionadas circulem pelo local.

 

Quais são os tipos de controle de acesso?

Existem diversos tipos de software e barreiras de controle de acessos, cada um possui uma finalidade e é ideal para um determinado ambiente. O sistema de dispositivo de bloqueio são as barreiras físicas utilizadas para separar áreas comuns de ambientes restritos.

Os equipamentos utilizados são escolhidos conforme o ambiente que se deseja controlar e o que deverá ser fiscalizado, veículos ou pessoas.

Confira abaixo quais são os principais dispositivos usados para o controle de acesso:

Fechaduras eletromagnéticas

Esse sistema é utilizado em portas e portões. Para isso é necessário substituir as fechaduras convencionais pelas eletromagnéticas.

Cancelas automáticas

Como as cancelas são acionadas por um pulso de contato seco qualquer sistema de controle de acesso pode ser integrado a elas.

Catracas eletrônicas

A vantagem desse sistema é que permite o acesso de uma pessoa por vez. Evitando assim que indivíduos não autorizadas se aproveitem da entrada de alguém com permissão.

Teclados

Os sistemas de teclado permitem a entrada de um indivíduo após a digitação correta de uma combinação numérica.

Um ponto que deve ser levado em consideração nesse sistema é a facilidade para alguém copiar a senha ou descobri-la através do desgaste das teclas.

Cartões

Os cartões podem ter memória de contato ou de proximidade. Eles são lidos por equipamentos instalados próximos aos locais de acesso.

Biometria

O controle biométrico é um dos mais confiáveis, pois utiliza as características de cada indivíduo para autorizar ou não o acesso.

Esse sistema pode utilizar como parâmetro a geometria das mãos, as impressões digitais, o escaneamento da íris ou da retina, o reconhecimento de voz e de caligrafia e ainda a identificação da face.

Sendo esses três últimos itens bastante controversos. Isso porque pessoas com voz, escrita e aparência semelhantes podem conseguir ‘burlar’ o sistema, do mesmo modo que ocorre em alguns dispositivos celulares.

Portaria remota

Esse tipo de controle de acesso é feito remotamente por meio de câmeras. Através desse sistema o operador é pessoa responsável por controlar as entradas e saídas.

 

Os avanços tecnológicos para os sistemas de controle de acessos

Existem diversas tendências tecnologias que permitem identificar indivíduos para definir se estes possuem autorização ou não para acessar determinados locais.

A identificação de placas, por exemplo, é uma novidade que já está se tornando realidade em muitos empreendimentos.

Há pouco tempo, as organizações de controle de tráfego tinham a exclusividade para reconhecer placas de veículos.

Atualmente, um sistema que inclui uma câmera conectada a um computador permite interpretar as informações da placa de um automóvel e as enviar para a central de monitoramento.

Alguns softwares inclusive possibilitam aplicar restrições de trânsito no controle de acesso, tais como: identificar se um carro é roubado ou se está com o pagamento dos documentos atrasados.

Atendendo uma necessidade mais recente, imposta pela Covid-19, os  painéis de identificação facial que identificam temperatura e utilização de máscaras também é um dispositivo inovador para o sistema de controle de acesso, os principais fabricantes de mercado garantem 99% de assertividade na identificação e liberação do bloqueio em caso de conformidade.

 

Principais benefícios e cuidado na implantação do sistema de controle de acesso

A implantação de um controle de acesso traz inúmeras vantagens, a segurança certamente é a principal delas, porém não é a única. Confira abaixo os principais benefícios desse sistema:

1# Efeito dissuasivo

Um controle de acesso desestimula a ação de pessoas mal-intencionadas, já que estas percebem que a tentativa de entrada no ambiente não acontecerá tão facilmente.

2# Permite maior gerenciamento do ambiente

Esse sistema de segurança permite ter um maior controle sobre a circulação de pessoas, bloqueando acessos indesejados e criando relatórios de todas as entradas e saídas do local.

3# Alertar sobre tentativas de acesso não autorizadas

O controle de acesso possui a capacidade de identificar, alertar e armazenar os dados de quando uma pessoa não autorizada tentou adentrar no ambiente protegido.

Quanto mais cedo for detectado tentativas de ingresso sem permissão, mais fácil será a neutralização de um possível invasor criminoso.

4# O controle de acesso auxilia na tomada de decisão

Além de armazenar dados sobre as entradas e saídas de espaços, o controle de acesso fornece relatórios sobre a movimentação do local.

Isso possibilita identificar qual é o horário de maior fluxo de pessoas, permitindo assim tomar decisões mais assertivas, como por exemplo, definir em qual horário é viável reduzir o quadro de funcionários.

5# Integração com outros sistemas de segurança

Através da automação é possível integrar algumas tecnologias de controle de acesso com outros sistemas, como por exemplo, os alarmes de incêndio. Desse modo, em casos de emergência é possível liberar todas as saídas rapidamente.

6# O controle de acesso possui excelente custo-benefício

Em relação a outros sistemas de segurança, o controle de acesso possui uma excelente relação custo-benefício, sendo considerado um dos principais investimentos para proteção de patrimônios e pessoas.

7# Controle de horas extras

Para as organizações, o controle de acesso pode servir também para fiscalizar a jornada de trabalho dos funcionários. Desse modo, caso seja necessário moderar o número de horas extras de algum colaborador, é possível restringir o acesso dele na empresa em determinados horários.

8# Cuidado na Implantação

É recomendado um cronograma para implantação de todo sistema iniciando pelos bloqueios de acesso, infraestrutura, cablagem e conectorização e em paralelo um pré-cadastro dos usuários para que após a configuração do software possa ser realizado um plantão de coleta de biometria e treinamento para os usuário e gestores que faram uso do sistema.

 

Considerações finais

Como você pôde ver, existem muitas tecnologias de controle de acesso disponíveis no mercado.

Para identificar qual é a melhor solução para a sua necessidade, entre em contato com a Alpha e receba as orientações técnicas necessárias para maior eficiência e por menor custo.