Segurança para empresas: Quais são as soluções essenciais?

Dados da Social Progress Imperative mostram o Brasil como o 11º país mais inseguro do mundo. Portanto, investir em segurança para empresas é algo que todo administrador e empresário deve fazer ao abrir um negócio.

O valor investido nesses sistemas e tecnologias muitas vezes nem se compara a quantia que terá que ser desembolsada caso ocorra alguma falha na proteção do ambiente.

Ainda, é importante mencionar que esses cuidados não devem ser tomados apenas para evitar ocorrências com pessoas estranhas. Também é preciso estar atento aos indivíduos que frequentam o ambiente da organização.

Se você quer saber quais são as soluções essenciais para a segurança do seu estabelecimento continue a leitura.

Neste post nós vamos abordar:

  • Importância de um projeto eficaz de segurança para as empresas;
  • O papel da portaria na segurança;
  • Quais são os principais sistemas de proteção utilizados nas empresas;
  • O que conferir antes de contratar esse tipo de serviço.

Confira!

 

Qual é a importância de um projeto de segurança para empresas?

Apenas para você ter uma dimensão da importância de se investir em segurança para empresas, vamos citar a seguir alguns casos onde os prejuízos financeiros causados por bandidos foram gigantescos.

Em Chapecó, bandidos causaram um prejuízo de 2 milhões de reais após um roubo em uma organização. Já em Alagoas o dano causado por ladrões foi de 200 mil reais.

Mas além do quesito roubos, um projeto de segurança para as empresas traz outros benefícios. Um deles é evitar a depredação do seu negócio, prevenindo que pessoas pichem os muros e paredes do edifício ou destruam jardins e decorações.

Além disso, as pessoas tendem a preferir frequentar estabelecimentos que transmitam maior segurança, principalmente, nos estacionamentos. Isso pode até mesmo se tornar um diferencial competitivo para a sua empresa, atraindo e fidelizando clientes.

E ainda, as câmeras de segurança servem para auxiliar na investigação e identificação de criminosos em alguma ocorrência.

Outro benefício pouco comentado, mas muito relevante para as empresas que investem em sistemas de proteção, é o desconto oferecido pelas seguradoras nessas situações.

A importância de um sistema de portaria eficiente

A portaria é o local onde diariamente circulam diversos indivíduos que entram e saem do seu estabelecimento. Portanto, é um dos setores que demanda maior atenção na hora de planejar a segurança para empresas.

Quando uma portaria não funciona eficazmente pode colocar as pessoas e o patrimônio da instituição em risco.

A eficiência do sistema de entrada e controle de acesso depende de dois fatores: Equipamentos tecnológicos de qualidade e profissionais bem treinados e qualificados.

Os equipamentos são essenciais para a prevenção e identificação de criminosos após uma ação, mas são os profissionais bem treinados que podem evitar crimes e incidentes adotando medidas preventivas corretas.

Nesse sentido a contratação de empresas de terceirização  é um bom caminho, porque além de reduzir custos para as empresas, contribui para a aumento da eficiência já que os seus profissionais passam por treinamentos constantes e trocam informações sobre as novas artimanhas adotadas pelos criminosos.

Outra alternativa adotada por muitas empresas, visando a melhoria dos processos e a redução de custo é a adoção de sistemas híbridos.

Com o sistema híbrido de portaria, o controle de circulação de pessoas e veículos funciona normalmente com atendimento realizados por profissionais, enquanto em períodos de menor fluxo como o noturno e aos finais de semana, por exemplo, opera o sistema de portaria remota em que todo o atendimento é realizado pela central de monitoramento que também faz a liberação, quando autorizada, de pessoas.

Quais são os tipos de serviços de segurança para empresas mais usados?

Agora que você já sabe a importância da segurança para empresas confira a seguir os serviços e sistemas mais utilizados.

Aproveite e avalie qual opção se enquadra melhor as necessidades do seu estabelecimento.

Câmeras de monitoramento – CFTV

Esse sem dúvida é um dos recursos mais utilizados por quem deseja investir em segurança para empresas.

As câmeras são utilizadas para monitorar e registrar o ambiente. Alguns sistemas permitem acompanhar as imagens em tempo real através de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Além disso, existem modelos de equipamentos apropriados para cada tipo de ambiente, seja interno ou externo, capturando até mesmo imagens com alta qualidade em locais sem iluminação.

Saiba tudo sobre os sistemas de CFTV clicando aqui.

Sistemas de alarme

O sistema de alarme funciona para desestimular a ação de bandidos ao disparar quando identifica um acesso não autorizado ao ambiente.

Quando o alarme dispara emite um alerta para a empresa de segurança, que após confirmada a invasão adota as medidas necessárias, como informar o responsável do contrato, enviar profissionais de ronda e acionar a polícia, por exemplo.

Nesses casos, quando um alarme é acionado os invasores tendem a fugir do local, evitando assim a ação criminosa.

Entre os componentes desse sistema estão os sensores. Eles são ativados de diferentes formas, de acordo com a suas características. Confira:

  • Sensor de presença: Dispara ao identificar alguma presença no ambiente.
  • Sensor de quebra-de-vidro: O alarme é ativado a partir do som da quebra do vidro.
  • Sensor de vibração: É ativado através de impactos e vibrações geradas por ferramentas.
  • Sensor magnético: Utilizado para identificar a abertura de portas e janelas.

Cercas elétricas

As cercas elétricas possuem efeito dissuasivo, ou seja, inibem a ação de criminosos que desejam invadir o seu estabelecimento.

Elas são excelentes ferramentas de segurança para empresas. Além disso, elas podem ser utilizadas em conjunto com outros sistemas, como por exemplo os sistemas de alarme.

Entretanto, é preciso realizar revisões periódicas nos equipamentos para garantir a sua eficácia.

Vigilantes

Os vigilantes são profissionais contratados para monitorar e proteger ambientes estratégicos da organização.

Eles geralmente atuam fixos em locais onde são armazenados produtos valiosos, como por exemplo estoques, ou o próprio estabelecimento, como no caso de lojas de carros, bancos, shoppings e supermercados, entre outros.

Porteiros

Conforme mencionamos anteriormente, a presença de uma portaria é fundamental no controle de acesso da sua organização.

É nesse setor que é feito o registro das entradas e saídas de todos que passarem pela sua empresa.  Em caso de algum incidente ou ocorrência, esses documentos serão muito importantes na identificação das pessoas envolvidas.

Se você quer investir na segurança do seu negócio, mas não quer gastar muito, a melhor opção é uma portaria híbrida, pois tem uma ótima relação custo-benefício.

Controles de acesso

O controle de acesso é feito por meio de fechaduras inteligentes que funcionam de acordo com o modelo escolhido.

Existem opções que destravam as portas por meio de senhas, cartões magnéticos, impressão digital, reconhecimento facial e até mesmo através de aplicativos para celulares.

Saiba mais sobre controle de acesso.

O que conferir antes de contratar serviços de segurança?

Antes de contratar serviços de segurança você deve verificar o histórico da empresa. Análise o tempo de atuação dela no mercado e se possível solicite referências de outros clientes.

Avalie também se a empresa contratada possui Certificado de Regularidade de Segurança. Para consultar a situação e legitimidade de alguma empresa de segurança privada  clique aqui.

Além disso, é importante que as empresas que forneçam serviços de vigilantes mantenham os profissionais sempre atualizados. É necessário que eles realizem um curso para essa finalidade a cada dois anos, em academias registradas pela Polícia Federal.

Ainda, é importante mencionar que os vigilantes também precisam cumprir com os requisitos legais. Sendo obrigatório possuir a CNV (Carteira Nacional de Vigilante).

Considerações finais

Agora você já está ciente da importância de investir na proteção do seu negócio e conhece todas as tecnologias que atuam na segurança para empresas.

Negligenciar a necessidade da implementação de um sistema de proteção ou de uma portaria pode significar grandes prejuízos para a sua organização futuramente.

E não esqueça de usar as nossas dicas para conferir se a empresa que você deseja contratar é idônea.

Quer saber mais sobre as principais novidades de segurança eletrônica para sua empresa? Clique aqui e confira.