Monitoramento: O Que Você Precisa Saber Antes de Contratar?

Pesquisa do Monitor da Violência aponta que um projeto de segurança eletrônica eficaz contribui efetivamente para redução de ações criminosas, evidenciando a importância dos sistemas de câmeras e monitoramento.

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher a empresa de segurança eletrônica

 Continue a leitura e descubra quais elementos devem ser analisados antes de contratar esse serviço.

 

O que é monitoramento?

Monitorar é observar, analisar e procurar possíveis indícios de anormalidade, ou seja, de que uma situação não está ocorrendo conforme o esperado.

A definição segundo o dicionário Michaelis é: “Ação, processo ou efeito de monitorar”.

 

O que é monitoramento de segurança?

O monitoramento de segurança é um processo automatizado que possibilita vigiar um ambiente em tempo real. Dentre os equipamentos utilizados podemos destacar as câmeras que transmitem e gravam as imagens captadas.

Esse sistema é utilizado para coletar e analisar indicadores de ameaças potenciais à segurança, portanto, ameaças podem ser rastreadas a partir dessas informações e as medidas correspondentes podem ser tomadas.

Em resumo, ao identificar um comportamento suspeito ou alterações não autorizadas no sistema é acionado um alarme que possibilita agir de acordo com o necessário.

 

Quais são tipos de monitoramento?

Para que um sistema de monitoramento seja eficaz deve ser considerado o ambiente que será vigiado e o nível de periculosidade do local.

Por isso, existem diferentes estratégias para vigilância, conheça as principais abaixo:

CFTV (circuito fechado de televisão)

O CFTV funciona captando imagens que são transmitidas para equipamentos de vigilância de televisão. Além da transmissão, imagens e vídeos também são armazenados para análise futura.

A câmera geralmente é instalada em uma área coberta para protegê-la da luz solar, chuva e vento. No entanto, deve ser destacado que já existem no mercado versões resistentes a intempéries.

O CFTV permite o monitoramento remoto por meio de dispositivos móveis conectados à internet. Esse sistema é ideal para quem viaja bastante e para empreendimentos comerciais que ficam fechados aos finais de semana, pois possibilita observar o local mesmo à distância.

Sistemas de alarme

Os alarmes são sistemas de monitoramento com tecnologias ideais para diferentes ambientes. É um meio de proteção super completo e que em conjunto com as câmeras de segurança aumentam consideravelmente a proteção de bens e pessoas.

Essa estratégia de vigilância é composta por diversos equipamentos, dentre eles destacam-se os sensores. Confira os tipos mais utilizados atualmente:

  • Sensor de presença: Quando identifica algum acesso não autorizado no ambiente é disparado o alarme. É um meio de monitoramento ideal para residências e negócios.
  • Sensor de quebra-de-vidro: Quando o sistema identifica o som da quebra de um vidro o alarme é acionado. Esse método é mais utilizado para proteção de bens, tais como joias e quadros valiosos.
  • Sensor de vibração: O alarme é ativado ao detectar vibrações geradas por ferramentas como furadeiras e maçaricos. Esse sistema de monitoramento é comumente usado em cofres, caixas eletrônicos, portas, portões e janelas. Sendo mais indicado para empreendimentos comerciais.
  • Sensor magnético: Ao detectar a abertura de portas e janelas o alarme é acionado. Esse sistema de monitoramento é usado tanto em residências quanto em negócios.

 

Quais são os objetivos do sistema de monitoramento de segurança?

O principal objetivo de um sistema de monitoramento é desestimular a ação de criminosos.

Um estudo feito com 422 ladrões presos comprova que as câmeras de vigilância são um dos métodos mais eficazes para prevenir roubos. 60% deles disseram que, se soubessem com antecedência que tinha uma câmera de segurança, escolheriam outros locais para roubar.

Além disso, 50% dos presos mencionaram que a descoberta de uma câmera de monitoramento faria com que desistissem do roubo.

 

Como são compostos os sistemas de monitoramento de segurança?

Um sistema de monitoramento CFTV é composto por câmeras, monitores de televisão, sistemas de transmissão de imagem e de gravação DVR ou HVR.

O Gravador de Vídeo Digital (DVR), é mais utilizado devido ao seu ótimo custo-benefício. Já o Gravador de Vídeo Híbrido (HVR) utiliza a tecnologia DVR e NVR.

Já os alarmes são compostos por painéis, sensores, sirenes e em alguns casos até botões de pânico.

 

Quais são as características essenciais a um bom serviço de alarme e monitoramento?

  • Modernidade

Um bom serviço de alarme e monitoramento deve estar sempre atualizado com as tendências e novidades do mercado. O ramo de segurança está constantemente evolução e para manter o mais alto nível de proteção é preciso acompanhar essas mudanças.

  • Equipe qualificada

É imprescindível que os profissionais sejam bem treinados e qualificados para atuar nessa área, assegurando que nenhuma situação atípica passe despercebida.

  • Sistemas integrados

Empresas eficiente disponibilizam todos os serviços de monitoramento necessários para o projeto do cliente, integrando todos os recursos e tecnologias de segurança para garantir maior proteção. Com isso é possível responder com maior rapidez e eficácia as ocorrências.

  • Ótimo custo-benefício

Empresas com qualidade no monitoramento possuem um excelente custo-benefício, praticando valores justos. Desconfie sempre de quem oferece valores muito abaixo do mercado, normalmente nessas situações o padrão dos serviços equivale ao preço.

 

O que saber antes de contratar o serviço de alarme e monitoramento?

Primeiramente, é importante que a empresa ofereça uma análise de risco e  faça um plano de verificação dos equipamentos e tecnologia necessários com base no ambiente a ser monitorado.

Também é preciso avaliar se a empresa contratada presta bons serviços de suporte e manutenção aos equipamentos. Priorize quem realiza revisões preventivas.

Após definido esses pontos, antes de concluir a contratação do serviço de alarme e monitoramento avalie atentamente o contrato.

Deve estar especificado as informações sobre o serviço, os valores, bem como os reajustes, a validade do contrato e a quantidade de profissionais que irão prestar o serviço. Essa é uma etapa fundamental para assegurar que o serviço seja prestado com eficácia.

Ao escolher uma empresa, toda experiência e histórico devem ser priorizados. Portanto, avalie o tempo de atuação que ela tem no mercado e a avaliação de outros clientes. Pesquise a reputação no mercado, conheça a sua estrutura, recursos e tecnologia e procure saber o tempo de resposta em caso de ocorrências.

 

Considerações finais

Os serviços de monitoramento são eficazes na proteção de bens, pessoas e patrimônios. Os principais benefícios de contar com esse sistema são:

  • Vigilância 24 horas;
  • Alerta em tempo real de eventos atípicos;
  • Acesso remoto ao sistema de monitoração;
  • Desestimula a ação de criminosos.

Em empresas e empreendimentos com grande fluxo, outro importante recurso para a manutenção da segurança são os sistemas de controle de acesso. Clique no Link e saiba como eles funcionam.