Terceirização de Limpeza: Entenda se é a Melhor Opção

Optar pela contratação de uma empresa de terceirização de limpeza ou contratar profissionais diretos, qual é a melhor opção para estratégia para reduzir custos, aumentar a eficiência e facilitar a gestão?

A adequada execução do serviço de limpeza é essencial para todos os tipos de estabelecimentos. Afinal, além da preservação do espaço o serviço contribui para promover a sensação de bem estar aos usuários, é essencial para evitar a proliferação de doenças, além de ser fundamental para causar uma boa impressão.

Porém, para que a contratação traga benefícios e não acrescente problemas, são necessários alguns cuidados. Entenda quais são:

 

O que é terceirização de limpeza?

A terceirização do serviço de limpeza acontece quando você em vez de contratar funcionários para desempenharem essa função, decide contratar uma empresa especializada para prestar esse serviço.

Neste caso, todos os processos para a execução do serviço de limpeza – desde a contratação dos profissionais, até dos insumos necessários e gestão são realizados pela empresa contratada.

Para a empresa, condomínio ou instituição que contrata o serviço de limpeza, resta apenas o controle da boa execução do serviço contratado.

 

Tipos de Serviço de Limpeza

Um dos benefícios da terceirização de limpeza é que elas oferecem diferentes tipos de serviços, com profissionais treinados, produtos e equipamentos adequados para as especificidades de cada cliente e necessidade.

Confira os principais tipos de serviços de limpeza:

  1. Limpeza pós-obra: Como o próprio nome sugere, esse serviço é contratado para fazer toda a limpeza de locais após a realização de obras. Normalmente, esse é um tipo de limpeza mais pesada, que utiliza produtos mais potentes e equipamentos especializados.
  1. Limpeza hospitalar: O serviço de limpeza hospitalar serve para higienizar todo o ambiente, evitando a proliferação de agentes patogênicos, tais como vírus e bactérias, por exemplo. Por causa da complexidade da tarefa, muitas empresas de saúde optam por terceirizar esse setor, economizando tempo e dinheiro para treinar os funcionários totalmente do zero.

3. Limpeza industrial: Essa atividade tem como foco as indústrias e fábricas. Nesses ambientes é feito uma higienização completa dos equipamentos, maquinários e superfícies utilizadas. O principal objetivo desse serviço de limpeza é promover a saúde e segurança no trabalho.

  1. Limpeza comercial – empresarial: A limpeza comercial é aquela em que estamos mais acostumados a ver e contratar. Esse serviço é focado em manter os ambientes limpos e agradáveis para os colaboradores e clientes.

5. Limpeza residencial: Como o próprio nome sugere, esse serviço é voltado para residências. Esse tipo de limpeza é popularmente conhecido como ‘faxina’ e acontece quando contratamos uma empresa especializada em higienização doméstica.

  1. Limpeza de condomínios: Semelhantemente ao serviço empresarial, o serviço de limpeza em condomínios busca deixar todas as áreas comuns limpas e aptas para uso pelos moradores.

 

Quais as vantagens da terceirização dos serviços de limpeza?

A terceirização de limpeza pode trazer inúmeras vantagens para o seu negócio, desde que seja escolhido a empresa certa para a tarefa.

Descubra abaixo os principais benefícios da terceirização:

  • Qualidade: Uma empresa que trabalha somente com essa tarefa tende a oferecer um serviço com alto padrão. Isso acontece porque os funcionários são treinados e capacitados para realizar cada tipo de limpeza. Além disso, os produtos utilizados também costumam ser profissionais, diferentes daqueles comprados em lojas convencionais.
  • Agilidade: Devido ao nível de qualificação da empresa e dos funcionários, os serviços tendem a ser realizados com maior agilidade e discrição. Esses são aspectos fundamentais para alguns tipos de empreendimentos.
  • Redução de custos: Ao terceirizar o serviço de limpeza, um dos principais diferenciais de custos, está na hora da demissão de um colaborador, uma vez que todo o custo gerado é de responsabilidade exclusiva da contratada.

 Vale ressaltar que a Lei Nº 13.429/2017 também ajudou a proteger as empresas contratantes, já que estas deixaram de ser devedor solidário para subsidiário, tornando-se mais uma vantagem importante para esse tipo de contratação de serviços.

  • Sem preocupações com colaboradores: Caso um funcionário fique doente ou falte ao trabalho por qualquer motivo, a empresa contratada é que será responsável por substituí-lo, o que contribui para o bom desempenho da atividade. Quanto a contratação é direta, a empresa ou condomínio pode ter problemas importantes na falta de um profissional.

. Foco no core business: A terceirização do serviço de limpeza favorece que os gestores concentrem suas atividades nas atividades essenciais, o que contribui para aumentar a qualidade e os benefícios para todos.

 

O que conferir antes de contratar empresa de serviço de limpeza?

Conforme vimos anteriormente, os benefícios de terceirizar o serviço de limpeza só são obtidos se for contratado a empresa certa. Caso contrário, a prática pode trazer mais transtornos do que vantagens.

Pensando nisso, resolvemos trazer algumas dicas essenciais para que você escolha certo. Confira:

  • Análise o histórico da empresa: Busque empresas idôneas, com experiência no mercado e que cumprem com as obrigações trabalhistas (caso contrário o contratante corre o risco de arcar com esse compromisso). Analise a situação financeira, o histórico de clientes e o nível de satisfação deles. 
  • Verifique a assistência: Antes de contratar, análise se a empresa oferece suporte caso funcionários faltem, dentre outras questões relacionadas aos recursos humanos.
  • Equipamentos utilizados: Pergunte quais são os produtos que a empresa utiliza para fazer a limpeza e se possuem registro na Anvisa. E caso se aplique, solicite laudos que comprovem a eficácia dos produtos contra patógenos. Essencial para empreendimentos de saúde. 
  • Desconfie de preços baixos: Se você receber um orçamento com valor muito abaixo do praticado pelos concorrentes, desconfie. Isso pode significar qualidade inferior dos serviços prestados, equipamentos e produtos com baixo padrão ou ainda má remuneração dos colaboradores. 
  • Reduza possibilidade de Problemas: Contrate empresas que ofereçam SLA (Service Level Agreement) esse é um documento em que fica registrado o alinhamento referente aos quesitos a qualidade da entrega dos serviços, quais são os indicadores que serão avaliados e responsabilidades, entre outros.

 

Considerações finais

Como você pode ver a terceirização de limpeza é bastante vantajosa para as organizações.

Além da redução de custos com mão de obra, equipamentos e produtos, ela também contribui para diminuir processos de gestão.

Para garantir todos os benefícios da terceirização do serviço, seja criterioso na avaliação das empresas, ouvindo a opinião de outros clientes, avaliando capacidade e qualidade de atendimento.

Lembre-se: serviço de qualidade tem valor e não preço. O custo mais baixo quase  sempre está ligado a baixo índice de satisfação.