Na hora de planejar o gerenciamento da rotina diária de um condomínio, uma das prioridades essenciais é que o local tenha um serviço eficiente de atendimento e segurança. Para isso, alguns condomínios optam por contratar os porteiros diretamente enquanto outros preferem pela terceirização de portaria.

Independente da escolha é importante salientar que a portaria tem papel fundamental na preservação da segurança do condomínio. Pesquisas apontam que muitos furtos em apartamentos são decorrentes de falhas nos processos de identificação do visitante na portaria.

Sendo assim, qual é a melhor alternativa para o seu condomínio? Continue lendo e entenda quais são as vantagens e desvantagens de cada modelo de operação.

O que é terceirização de portaria?

Terceirização é o processo no qual uma empresa ou o condomínio contrata outra empresa para executar um determinado serviço de sua operação, em vez de contratar os profissionais de forma direta e individual.

Quando o condomínio faz a terceirização da portaria ou de outro serviço, ele contrata uma empresa que executa a contratação e a gestão dos profissionais que vão atuar no controle de fluxo de pessoas e encomendas do condomínio.

Ou seja, neste caso o condomínio não precisa selecionar, registrar o contrato de trabalho, treinar e providenciar o cumprimento das normas e regras regidas pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho.

A escolha de contratação direta ou de empresa de terceirização é uma decisão de gestão e não apenas de custo.

Quais são as vantagens da terceirização da portaria?

Como vimos anteriormente, uma das maiores vantagens da terceirização está relacionada a redução de trabalho de gestão, uma vez que o contrato é firmado entre pessoas jurídicas e as demandas para execução ou melhoria do trabalho é tratado apenas com uma pessoa, geralmente, o supervisor do projeto destinado pela empresa de terceirização de portaria.

Além disso, existem algumas outras relevantes vantagens

  • A empresa de terceirização de portaria é especialista na prestação deste serviço portanto possui processos com as melhores práticas visando maior eficiência no atendimento aos visitantes e manutenção da segurança;
  • Os profissionais são treinados e passam por reciclagem sempre que necessário;
  • Em caso de faltas de um profissional, a empresa providencia outro para a cobertura, garantindo sempre o funcionamento adequado da portaria;
  • Toda a gestão do profissional é realizada pela empresa de terceirização;
  • Em caso de demissão, o custo demissional é da empresa de terceirização e não onera o condomínio.

Quais os cuidados devem ser adotados na terceirização?

Segundo dados do portal Síndiconet, utilizar o serviço de terceirização de portariasignifica contar com profissionais capacitados para atuarem na função. Conforme mencionamos anteriormente, a pessoa contratada para o setor recebe toda a estrutura necessária para a realização das atividades.

Fazer uma pesquisa sobre a idoneidade da empresa, satisfação dos colaboradores e dos atuais clientes é fundamental.

Além disso, é importante solicitar documentações como alvarás e certidões negativas de débito de INSS e FGTS.

Vale salientar que empresas idôneas tem custos próximos, preços muito baixos geralmente indicam baixa remuneração e qualidade dos profissionais.

Vantagens e desvantagens da contratação direta de profissionais

A contratação direta de profissionais de portariatinha como principal objetivo gerar economia na folha de despesas mensais do condomínio. Porém, esta vantagem tornou-se pouco atrativa ao longo do tempo, pois na prática, a relação custo/benefício não se justifica.

Para contratação direta é necessário que síndicos façam as seleções, entrevistas,  contratações, substituições, treinamentos, folhas de pagamentos, gestão das atividades dos profissionais, etc.

Nos serviços deterceirização de portaria, a empresa contratada é quem fará toda parte burocrática no que diz respeito aos profissionais escolhidos, o que é uma excelente opção para gestores que não permanecem muito tempo no condomínio e não possuem tempo para monitorar de perto essas questões.

A grande desvantagem da contratação direta é o momento da demissão, uma vez que os encargos trabalhistas comumente impactam no custo do condomínio sendo necessário algumas vezes, inclusive, a aprovação de rateio para despesa extra.

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