Benefícios da Terceirização de Serviços

Quando o assunto é economia, a terceirização de serviços é uma das primeiras coisas que todo administrador que deseja reduzir custos operacionais pensa.

A terceirização se tornou uma grande aliada das corporações que desejam ter como foco apenas o core business e especializar cada vez mais o seu negócio, criando autoridade de mercado.

Para os empreendedores que têm esse objetivo a terceirização de serviços é uma excelente ferramenta. Quer saber o motivo? Continue a leitura e descubra todos os benefícios dessa prática.

 

O que é terceirização de serviços

A terceirização de serviços é caracterizada quando uma instituição decide contratar outra para realizar determinadas tarefas ou administrar alguns setores da empresa.

Ao optar por esse tipo de contratação é possível obter diversas vantagens, veja a seguir quais são elas e quais os serviços que podem ser terceirizados.

 

Serviços mais terceirizados

De acordo com o estudo International Business Report (IBR) realizado pela Grant Thornton, os serviços de folha de pagamento e RH são os mais procurados. Outros serviços bastante terceirizados são os financeiros e de contabilidade.

Ainda, segundo os indicadores da CNI (Confederação Nacional da Indústria) os tipos de serviços mais contratados pela indústria são os de segurança e vigilância, montagem e manutenção de equipamentos, logística e transportes, serviços de consultoria técnica, limpeza e conservação, além de serviços de tecnologia e segurança da informação.

 

O que diz a nova lei da terceirização de serviços

Antigamente somente as atividades-meio de uma empresa poderiam ser terceirizadas. Entretanto, a Lei Nº 13.429, de 31 de março de 2017 estabeleceu que as atividades-fim também poderiam fazer parte desse tipo de contratação.

As atividades-meio são consideradas aquelas que não estão diretamente ligadas ao negócio ou serviço central de uma organização.

Já as atividades-fim são todos os serviços que dizem respeito a atividade principal exercida pela organização.

Por exemplo, uma fábrica de peças automotivas possui como atividade-fim a produção de peças e equipamentos veiculares.

Antigamente, essa mesma fábrica não poderia terceirizar a produção. No entanto, com essa nova lei da terceirização de serviços, todas as atividades podem ser inclusas nesse tipo de contratação.

Porém, é importante ressaltar que as empresas que desejarem optar por essa prática devem possuir um capital mínimo. Esse valor começa em 10 mil reais para empresas que tenham até 10 funcionários e pode chegar a até 250 mil reais no caso de organizações que possuam mais de 100 profissionais.

 

Quais os critérios devem ser avaliados antes de terceirizar

Para que a terceirização de serviços seja vantajosa é preciso tomar alguns cuidados.

Primeiramente, faça um processo minucioso de escolha da empresa terceirizada para garantir que os serviços contratados terão uma boa qualidade.

Após escolhida a instituição lembre-se de estar sempre supervisionando os serviços para garantir que tudo funcione conforme o esperado e combinado.

De preferência sempre para as empresas éticas e transparentes. Solicite todas as documentações necessárias para comprovar que eles terão condições de cumprir com o contrato firmado.

Por exemplo, você pode solicitar certificados de qualidade como o ISO 9001 e outros, certidões negativas de débitos e comprovantes de que a empresa está cumprindo com as suas obrigações trabalhistas.

Esse último tópico é de extrema importância, pois de acordo com a nova lei, em casos de ações trabalhistas, se por qualquer motivo a empresa não tiver condições de pagar os débitos, a responsabilidade financeira será da empresa contratante.

Além disso, é sempre bom verificar a reputação da empresa escolhida nas redes sociais e sites como o Reclame Aqui. Desse modo você evita muitos transtornos.

Uma última dica é desconfiar de empresas que ofertam um preço muito abaixo do mercado. Isso porque o valor pode significar também a baixa qualidade dos serviços prestados.

 

5 Benefícios da terceirização

1.      Redução de custos:

Essa é uma das principais vantagens da terceirização de serviços. Optando por essa forma de contratação você reduz despesas com encargos trabalhistas e folhas de pagamento.

Outra economia se dá através da redução dos profissionais necessários no setor de RH, muitas vezes ainda eliminando a necessidade de ter esse setor dentro da organização.

Por fim, você também não terá custos com treinamentos e capacitação de funcionários, já que isso será responsabilidade da empresa contratada.

2.      Otimização do tempo:

Essa vantagem acontece porque o número de tarefas e serviços de alguns setores não serão mais necessários com a contratação de uma empresa terceirizada e especialista.

Desse modo, os profissionais podem utilizar esse tempo de sobra para focar em outras atividades mais importantes e significativas para a empresa.

3.      Esforços voltados para a atividade-fim:

Quando a empresa opta pela terceirização de serviços das atividades fim, ela tem maior tempo para se dedicar ao negócio central da instituição.

E somente isso já traz diversos outros benefícios para a instituição, tais como: melhor qualidade dos serviços e produtos oferecidos, maior produtividade, aumento do nível de satisfação dos clientes, maior autoridade para a marca etc.

4.      Networking:

Poucas pessoas consideram esse benefício da terceirização de serviços.

Mas a verdade é que a empresa terceirizada pode trazer inúmeros clientes para a organização contratante, seja através dos seus funcionários ou através dos outros clientes que ela possui.

Além de trocar experiências e informações relevantes para o sucesso do negócio.

5.      Manutenção do relacionamento com os clientes:

Sabemos que atualmente é muito difícil não criar vínculos ou relações de amizades com os clientes, principalmente em empresas de pequeno porte.

O problema é que essas conexões podem ser facilmente abaladas, como por exemplo, em casos de inadimplência ou recusas de créditos.

Por esse motivo, ao contratar uma empresa terceirizada para resolver essas questões financeiras de crédito e cobrança você consequentemente resguarda a sua relação com o cliente.

O que é muito importante hoje em dia, tendo em vista que, segundo estatísticas clientes insatisfeitos contam para outras 11 pessoas sobre a sua insatisfação. E em tempos de redes sociais, esse número pode ser quase que incalculável.

Os benefícios do SLA na gestão dos terceirizados

O SLA (Service Level Agreement) ou traduzindo para o português Acordo de Nível de Serviço é uma ferramenta de gestão que também é utilizada para obter indicadores de qualidade.

Ele é um contrato realizado entre clientes e fornecedores e o seu principal objetivo é garantir a qualidade dos serviços prestados, assegurando que seja executada no mesmo nível conforme foi combinado.

O SLA vai servir para documentar de forma detalhada todas as atividades a serem realizadas pela empresa contratada e quais os prazos, custos e tudo o mais que será desempenhado durante o período acordado em contrato.

Isso serve para resguardar a empresa contratante no caso de algum problema que surja durante a prestação dos serviços.

O contratante pode inclusive estabelecer sanções para o não cumprimento de alguma das atividades descritas em contrato, e isso pode se dar através de multas ou descontos no pagamento, por exemplo.

Além disso, esse documento preserva a empresa de quaisquer descordos, conflitos ou distratos. Podendo inclusive permitir que o contratante rescinda o contrato caso a contratada não cumpra com os termos estabelecidos.

 

Considerações finais

Como pudemos observar a terceirização de serviços possui diversas vantagens, principalmente após a nova lei que permite que todas as atividades da empresa sejam terceirizadas.

Entretanto, para garantir que o serviço seja executado da melhor forma possível é preciso ter alguns cuidados na hora da contratação. E se possível ainda optar por um Acordo de Nível de Serviço.

Porém, é importante ressaltar que ambos os lados possuem direitos e deveres e o SLA serve para que nenhuma das partes seja prejudicada.

Precisando contratar serviços terceirizados? Você sabia que a Alpha, há mais de 20 anos, é especializada em terceirização de profissionais de portaria, limpeza, jardinagem e manutenção, entre outros? Conheça todo os nossos serviços.