Os Tipos de Limpeza e a Prevenção ao Coronavírus

A adoção de novos hábitos de higiene e os de prevenção continuam sendo as melhores aliadas quando o assunto é o combate ao coronavírus. Mas você sabia que existem diferentes tipos de limpeza? Qual é a melhor opção para garantir um ambiente saudável, limpo, desinfectado de vírus, germes e bactérias?

Os tipos de limpeza tais como: Higienização, Desinfecção, Sanitização e Esterilização são alguns exemplos.  Você sabe quando e como aplicar cada uma destas etapas para alcançar sua efetividade? Confira, abaixo:

Tipos de Limpeza e Seus Objetivos

Dos tipos de limpeza mais simples à esterilização, existe o processo mais adequado para cada ambiente. Além disso, a combinação de diferentes tipos e periodicidades é comum para a preservação da saúde de todos os usuários.

Limpeza: A rotina de todo o dia

Trata-se do processo de remoção da sujidade, visível ou não, de uma superfície, sem alterar as características originais do local a ser limpo, e tem como objetivo a manutenção dos ambientes limpos.

Cada ambiente, dependendo da sua função, tem processos de limpeza diferentes, mas no geral esse procedimento é executado com equipamentos simples e produtos que promovem a limpeza adequada em cada superfície.

Elimine micro-organismos com a Higienização

Esse tipo de limpeza tem como objetivo higienizar, tornar o ambiente limpo ou higiênico, e é seguida do processo de desinfecção. Por meio da higienização é possível estabelecer condições de limpeza necessárias para o combate e a prevenção de doenças.

A eficácia da Desinfecção

Muitos nem imaginam, mas o contato com celulares, maçanetas, brinquedos, entre outros objetos, pode provocar o contágio de vírus e bactérias. A desinfecção com aplicação de um desinfetante de uso geral é o método capaz de eliminar ou reduzir a maior parte dos microrganismos causadores de doenças em 99,99%, com exceção dos esporos. Ela deve abranger todos os locais possíveis do ambiente e o primeiro passo é produtos adequados e regularizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Vale lembrar que algumas receitas caseiras que podem causar riscos à saúde e, por isso, devem ser evitadas.

Entre os desinfetantes que podem ser utilizados neste tipo de limpeza estão álcool etílico – líquido e em gel a 70%, além de hipoclorito de sódio, entre outros.

Especialistas recomendam a desinfecção no local após a confirmação do caso de coronavírus e defendem que ela ocorra com frequência, para garantir sua eficácia.

Reduza problemas com a Sanitização

Eficaz no combate ao coronavírus, a sanitização é um dos tipos de limpeza recomendado em locais onde há grande circulação de pessoas. Trata-se de um processo físico e químico que aniquila 99,99% dos microrganismos patogênicos na forma vegetativa presentes no ambiente ou em objetos. Por meio da técnica de pulverização com equipamentos adequados como pulverizadores e nebulizadores são aplicados agentes saneantes nas áreas com a proposta de desinfetá-las.

Descontamine ambientes com a Esterilização

Tem a finalidade de eliminar os microorganismos, tanto na sua forma vegetativa quanto na esporulada (forma de resistência). É considerado o método mais eficiente para eliminar microorganismos e permite descontaminar ambientes em poucos minutos. O processo exige o acompanhamento de um especialista na área que indicará quais os passos para a aplicação de maneira correta.

A esterilização pode ser executada a vapor, com radiação ionizante e óxido etileno.

Quer conhecer o tipo de limpeza mais adequado à sua necessidade? Entre em contato conosco.